quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Ambiental 2009 inicia nesta quarta-feira

03/11/2009

Ambiental 2009 inicia nesta quarta-feira


Inicia nesta quarta-feira, dia 04, em São Bento do Sul, no Planalto Norte catarinense, a Ambiental 2009. Com organização do Consórcio Intermunicipal Quiriri e apoio da Associação Empresarial de São Bento do Sul (Acisbs), a Ambiental 2009 terá como tema “Município: Nosso Ambiente”, e neste ano irá congregar no Pavilhão de Eventos da Promosul, feira e congresso que até o dia 06 discutirão ações voltadas ao meio ambiente.

A abertura oficial acontece às 10 horas e, às 14 horas, acontece a palestra “Gestão Ambiental e Social o Terceiro Setor”, com Takashi Yamauchi, consultor do Siai – Sistema de Apoio Institucional, tendo constituído mais de 3.200 entidades do terceiro setor. À tarde, às 16 horas, acontece a palestra “Questão Ambiental e a educação formal com ênfase no papel das universidades e do ensino público”, com Nelma Baldin, pós-doutorada em História Patrimonial, Ambiental, e Educação Ambiental, pela Universidade de Coimbra (Portugal).

Já a Feira contará com ONGs e empresas que tem a questão ambiental como um de seus focos e discutirá assuntos ligados ao meio ambiente e o desenvolvimento sustentável dos municípios. Ao todo, 24 estantes comporão a feira, com especial destaque para o projeto “Econsciência”, desenvolvido pela Prefeitura de São Bento do Sul junto às 45 unidades escolares municipais e que visa despertar nas crianças noções sobre preservação do meio ambiente e dos recursos ambientais, além do uso de fontes alternativas de energia.

As questão relacionadas ao meio ambiente serão tratadas sempre com uma visão microrregional, sem limites físicos entre as cidades, mas sim ambientais”, observa Magno Bollmann, presidente do Consórcio Quiriri e prefeito de São Bento do Sul. Magno Bollmann foi o idealizador dos consórcios intermunicipais sobre meio ambiente, que já está sendo copiado por diversas regiões de Santa Catarina e do Brasil.

Durante o Congresso haverá ainda reunião com todos os consórcios ambientais de Santa Catarina, com o intuito de organizar uma associação de tais entidades e debater as questões sócio-ambientais. As inscrições para o congresso podem ser feitas através do site www.consorcioquiriri.org.br/ambiental2009.

Eventos Paralelos

Além da Ambiental 2009, a Promosul abrigará ainda o Seminário do Território da Cidadania e o Encontro da Anamma Sul – Associação Nacional de Órgãos Municipal de Meio Ambiente.


Programação:

Dia 04/11/09
10h - Abertura
14 h – Palestra: “Gestão ambiental e social no terceiro setor”
Palestrante: Takashi Yamauchi – Consultor do SIAI – Sistema de Apoio Institucional, tendo constituído mais de 3.200 entidades do terceiro setor.

16h00 – Palestra: “ Questão ambiental e a educação formal com ênfase no papel das universidades e do ensino público".
Palestrante: Professora Dra. Nelma Baldin – Pós doutorada em História Patrimonial e Ambiental e Educação Ambiental – Universidade de Coimbra (Portugal) – Professora da Univille de curso de Mestrado na UFSC.

Dia 05/11/09
10 h – Palestra/tema: “Competências municipais em meio ambiente”
Palestrantes:
- Izabella Mônica Vieira Teixeira – Secretária Executiva do Ministério do Meio Ambiente
- Cristiane Casini – Coordenadora Jurídica da FUJAMA e Secretária Executiva da ANAMMA
- Cláudio Langone – Consultor Ambiental
- Laura Silva Valente de Macedo – Diretora Regional para a América Latina e Caribe – ICLEI

14 h – Palestra: Flexibilização da legislação ambiental
Palestrantes:
- João de Deus Medeiros – Diretor do Departamento de Florestas do Ministério do Meio Ambiente
- Me. Rode Anélia Martins – OAB/SC

16h30 – Palestra: Mecanismo de auto suficiência financeira do orgão municipal ambiental
Palestrante: Valdemir Bruno Goldmeier – Coordenador do Núcleo de Meio Ambiente da Federação das Associações dos Municípios do RS.

Dia 06/11/09
10 h – Palestra: Sustentabilidade sócio-ambiental na nova economia
Palestrante: Valéria Rusticci – Bióloga Responsável pelo Núcleo de Educação Ambiental e Pesquisa da SOS Mata Atlântica.

14h às 18h30
Tema: Pagamento de Serviços Ambientais (PSA)
Palestra: Aspectos legais no PSA
Palestrante: Dr. José Gustavo de Oliveira Franco – Doutor em Meio Ambiente e Desenvolvimento – Advogado Associado de Passos de Freitas & Oliveira Franco Advocacia Socioambiental

Palestra: Serviços ambientais baseados na relação entre floresta e água – o programa produtor de água.
Palestrante: Fernando César da Veiga Neto – Doutor em Desenvolvimento Rural – Gerente de Serviços Ambientais na The Nature Conservancy (TNC).

Painel com participação dos palestrantes e Secretaria de Meio Ambiente de Balneário Camboriú - SC


Prefeitura de São Bento do Sul – Fabiano Kutach - DRT/SC 02844 - JP
47 3631-6132 - imprensa@saobentodosul.sc.gov.br