terça-feira, 6 de novembro de 2018

Abertura da Avenida TRANSPÃO futura ECOVIA



Abertura de Avenida

É fato que as condições de mobilidade urbana em São Bento do Sul, são ponto de preocupação atual e depende de medidas alternativas para melhorar o tráfego, reduzindo o fluxo central e viabilizando alternativas para desafogar o transito. Situação que vem sendo acompanhada de perto pelo Prefeito Magno Bollmann e pelo Secretário de Planejamento e Urbanismo Luiz Claudio Gayer Schuves. Dentro das ações de melhoria está o novo trajeto proposto de 2,07 km entre a Antonio Kaesemodel no Bairro Boehmerwald e a Rua José Bayerl, no Bairro Progresso, projeto que ficou conhecido popularmente por “traspão”, devido ao fato de existirem padarias nas extremidades da futura avenida.


O Projeto que iniciou na primeira gestão do Prefeito Magno Bollmann (2009-2012) foi interrompido, pelo órgão ambiental FATMA, atual IMA (Instituto de Meio Ambiente) que exigiu mais complementação de estudos. A última vistoria realizada pelos fiscais identificou a necessidade de Estudo de Impacto Ambiental (EIA) e Relatório de Impacto Ambiental (RIMA), exigência atribuídas principalmente devido a vegetação existente em parte do traçado. O estudo é complexo e gerou 308 páginas, o relatório é um resumo do estudo e serve para a população ter acesso de leitura ágil, das 46 páginas. 

Este estudo se enquadra na Resolução CONAMA Nº 237/97, levantando uma riqueza de informações obtidas com um diagnóstico para angariar interpretações e análises da viabilidade ambiental para implantação do empreendimento ou atividade através das interações entre os elementos dos meios físico, biológico e socioeconômico. São feitas análises de impactos e por consequência são feitas as medidas indicadas para a mitigação e/ou compensação ambiental, entre outros. 

O protocolo deste estudo ocorreu nesta última quinta-feira no IMA, quando a empresa de Consultoria Ecossistema pela Biól. Gisele Sessegolo, acompanhada do Diretor de Meio Ambiente Biól. Marcelo Hübel e do Engenheiro Civil Carlos Arakaki, foram recepcionados pelo Diretor do IMA de Florianópolis Gilberto Morsch e pela Gerente Regional de Canoinhas, interina Gerente Regional de Mafra Francine Nader. O documento é um marco pois é o último requisito do processo que define a aproximação do início das obras, mas antes este trabalho deve passar por audiência pública, que vai ocorrer ainda neste ano, com composição de mesa e orientação do próprio IMA. 

Diretor do IMA de Florianópolis Gilberto Morsch, Gisele Sessegolo da ECOSSISTEMA,  Gerente Regional de Canoinhas, interina Gerente Regional de Mafra Francine Nader, Diretor de Meio Ambiente Marcelo Hübel e Eng. Civil Carlos Arakaki


Após a apresentação ao público, e analisando as situações pertinentes, é emitido a Licença Ambiental de Instalação, com esta em mãos é possível a emissão da Autorização de Supressão de Vegetação que finalmente concretiza o início das obras esperado para o ano de 2019. Os trabalhos de abertura da via devem ter o acompanhamento de profissionais que garantam o atendimento aos programas e condicionantes que serão exigidos. O RIMA é um documento de consulta pública. 

 Com total transparência todos os estudos, relatórios, inventários, podem ser conferidos por qualquer cidadão, estando disponível, impresso e em meio digital, em primeira mão, na Biblioteca Pública Municipal Luiz de Vasconcellos no Endereço Benjamin Constant nº 118 – Centro de São Bento do Sul, anexo no Centro Administrativo Leopoldo Zschoerper.