sábado, 11 de junho de 2016

PALESTRA DA KM26 E URVE NO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL DA EBM EMILIO ENGEL


PALESTRA DA KM26 E URVE NO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL DA EBM EMILIO ENGEL


A KM26 Caldeiraria e Metalúrgica (http://www.km26.com.br/) e KM26 Madeireira em conjunto com a USINA RIO VERMELHO DE ENERGIA LTDA (URVE), proferiram a palestra “Meio Ambiente no Rio Vermelho” na EBM Emilio Engel, atendendo 165 alunos nos períodos matutino e vespertino.
O evento fez parte do Projeto de Educação Ambiental, desenvolvido pela escola. A palestra iniciou a abertura da semana, alusiva ao dia mundial do meio ambiente ocorrido no domingo dia 05/06. Outras palestras e atividades foram desenvolvidas no decorrer da semana como a “Troca sustentável” (4ª feira) e a “Apresentação dos trabalhos desenvolvidos pelos alunos” (6ª feira).  O conceito do evento foi integrado com as frases de Iolanda F. Sigrist:
“Tal como uma pequena semente guarda dentro de si a essência de uma bela árvore...Pequenos gestos de nossa parte podem preservar a vida de todo um planeta. ”
Na oportunidade a escola recebeu algumas unidades do “Atlas da Bacia Hidrográfica do Rio Itapocu” desenvolvido pelo Comitê do Itapocu e seus colaboradores como URVE/KM26 que elaboraram textos e doaram imagens. Um material riquíssimo de informações distribuídas em 147 páginas de textos com, 87 fotos, 49 tabelas, 21 mapas, 19 gráficos e 17 ilustrações. A EBM Emilio Engel está inserida na Bacia do Itapocu, recebendo um material importante para consulta e trabalhos escolares. (No mesmo mês outras unidades do atlas foram entregues na Biblioteca Pública Municipal Luiz de Vasconcellos, Sociedade Literária São Bento e Arquivo Histórico de São Bento do Sul.)
A palestra ministrada pelo Biól. da URVE, levou em consideração a localização da escola e a relação desta com seu entorno. Levantando a importância da preservação ambiental e da participação da comunidade nos programas institucionais e públicos, fortalecendo a organização social participativa na tomada de decisões, e assim reverter os benefícios ambientais, a valoração do meio ambiente, em ganhos econômicos como complemento de renda. O assunto foi tratando em pelo menos 10 tópicos como exemplos de ações que promovem a sustentabilidade ambiental:

1 – COMITÊ DO ITAPOCU
2 – CONSÓRCIO INTERMUNICIPAL QUIRIRI
3 – ÁREA DE PROTEÇÃO AMBIENTAL
4 – PAGAMENTO DE SERVIÇO AMBIENTAL
5 – CICLOTURISMO
6 – BORBOLETÁRIO IVO RANK
7 – RESÍDUOS SÓLIDOS E LÍQUIDOS
8 – FRAGMENTOS DE FLORESTA E CORREDORES
9 – USINA RIO VERMELHO DE ENERGIA
10 – ESPÉCIES AMEAÇADAS DE EXTINÇÃO

A palestra teve um maior aprofundamento em pelo menos dois tópicos sendo “Fragmentos de Floresta e Corredores” e “Espécies Ameaçadas de Extinção”. Foi evidenciada a importância dos fragmentos de floresta, seja pela formação de grandes manchas de floresta ou ainda capões, na formação de trampolins ecológicos, e também da na condição de vegetação contínua formando os corredores de fluxo gênico. Existe a necessidade destas áreas estarem em harmonia mesmo que aparentemente diferentes e heterogêneas, devendo ser observadas como potencial dentro da matriz produtiva na propriedade seja com a agricultura, pecuária ou florestas plantadas de Pinus sp e Eucalyptus sp, como formas de preservação de espécies e variabilidade genética na dispersão de sementes.
Na sequência foram apresentadas as espécies ameaçadas de extinção da lista federal ICMBio Portaria MMA nº 444/2014 e nº 445/2014 e ameaçados da lista estadual CONSEMA DIÁRIO OFICIAL – SC – Nº 19.237, DE 20.12.2011. Nesta etapa foram apresentadas imagens de mamíferos das armadilhas fotográfica com uma sequência de imagens que permitiu visualizar o movimento dos animais, e em algumas situações curiosas, que despertou maior atenção dos estudantes e até despertou risadas.
A palestra finalizou com distintos questionamentos e experiências que somaram muito na formação do conhecimento.


http://www.km26.com.br/