sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Museu Natural faz exposição diferenciada para comemorar 1º ano



13/12/2012 13:16




Museu Natural faz exposição diferenciada para comemorar 1º ano

São Bento do Sul - A criação do Museu Natural Entomológico Ornith Bollmann, nasceu do idealismo de preservar o patrimônio natural, expresso na fauna, flora e outras manifestações do meio ambiente. O local também resgata a história, tradição e cultura das borboletas em São Bento do Sul, foco principal do imponente prédio que abriga mais de 5000 indivíduos de lepidópteros, as borbotas são expressas em diversas cores e espécies. Inaugurado no dia 16 de dezembro de 2012 o Museu formalizou o convênio com as universidades: Univille; UnC e UDESC, consagrando o vínculo científico de pesquisa.



Atualmente o Museu apresenta dois andares de exposições com 46 peças taxidermizadas ou empalhadas e próximo de 5200 insetos, 60 exsicatas ou plantas, além de fósseis, minerais, conchas, toras entre outros. As salas são divididas por temas e apresentam modernas instalações “Temos um museu com borboletas gigantes presas no teto, painéis e móveis com design arrojado, atraindo olhares para a principal atração a informação e os elementos de exposição”, explica Marcelo Hübel, Diretor de Meio Ambiente.
Para comemorar a data festiva além da exposição permanente estão disponíveis três exposições temporárias. No saguão principal está a exposição de 11 quadros do acervo de Elizabet Vavassori da ARTEVAL - Joinville, com a apresentação de artesanatos em quadros e bandejas. São peças com paisagens feitas de asas de borboletas, que apresentam registro no IBAMA para também serem comercializadas.
Acervo de Elizabet Vavassori da ARTEVAL - Joinville

A Oxford Porcelanas também está expondo louças e taças de cristais que apresentam o tema “Borboletas” estampada em pratos e chicaras etc. “A Oxford nos faz lembrar da histórica produção de artefatos com borboletas da Artefama e Ziprinho que juntas consumiam mais de 3 milhões de borboletas por ano na produção de cinzeiros, quadros, bandejas, caixa de jóias”, afirma Marcelo Hübel.
Oxford Porcelanas

O Círculo Orquidófilo de São Bento do Sul COSABES também estão expondo cerca de 40 orquídeas, tendo entre as plantas a Laelia purpurata, símbolo de Santa Catarina (Decreto nº 20.829) espécie descoberta por François Devos em 1847 e que teve grande representação na exportação para outros países. Em um ano de existência o Museu apresentou 2674 visitantes, tendo também a visita de escolas que procuram o local para complementar o aprendizado de ciências, biologia e meio ambiente, com a comemoração de um ano o Museu espera passar de 3000 visitantes até o fim de ano.
Principais atrativos da exposição permanente
Tora de Imbuia Zipperer 3,26m/h e 6,65m CAP, 2,11m DAP
Onça Pintada da família Rückl de Rio Negrinho
Onça Pintada da família Pfutzenreuter de São Bento do Sul
Tora de pinheiro com 277 anos do Parque Mariane
Diorama com espécies de mamíferos, aves, répteis e anfíbios.
Painel 5m x 3m com imagens do último concurso de fotografias
5 painéis serigrafados com a história, cultura e tradição em borboletas
5000 borboletas
Artefatos com borboletas
Comemoração de aniversário
Quando: De 15 a 21 de dezembro.
Onde: Museu Natural Entomológico Ornith Bollmann, localizado na SC 301, esquina com Rodovia dos Móveis em Oxford (Trevo de acesso para Curitiba)
Horário: dias de semana7:30 hs às 16:30hs. Sábado 8:00hs às 16:00hs e Domingo das 10 às 16h00.
Quanto: Entrada gratuita
Fontehttp://www.umfato.com.br/noticia.php