quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Escolas conhecem o projeto “S.O.S Rio Limpo”

27/08/2009

Escolas conhecem o projeto “S.O.S Rio Limpo”


A limpeza do Rio Banhados, que aconteceu no mês de junho, mês do meio ambiente, terá sequência. Inicialmente prevista para acontecer em julho, a segunda etapa foi cancelada devido as intensas chuvas e o frio constante, que dificultariam o trabalho dos voluntários.

Para definir essa retomada, colaboradores do Departamento do Meio Ambiente da Prefeitura de São Bento do Sul realizaram uma reunião na manhã de quinta-feira, 27, no auditório da Prefeitura, com os parceiros no projeto: Serviço Municipal de Água e Esgoto (Samae), Defesa Civil, Secretaria de Obras, Transresíduos, Secretaria de Administração, voluntários, representantes das associações de bairros, grupo de escoteiro e guarda mirim.

O Diretor do Meio Ambiente, Marcelo Hübel, enfatizou que a participação de todos é essencial para atingir os resultados necessários. Ele informou que nesta semana será colocada uma tela entre as margens do rio Negrinho, que funcionará como um indicador da quantidade de resíduo lançado na água, sendo um referencial de acompanhamento durante a evolução do programa.

O S.O.S Rio Limpo contempla uma equipe com barco que percorre o rio, outra equipe caminha pelas margens, enquanto uma terceira distribui panfletos aos moradores ribeirinhos. O objetivo é evitar enchentes pelo acúmulo de material na entrada de tubulações e orientar os moradores para ações corretas de disposição de resíduos, favorecendo uma melhor qualidade da água pela redução de carga orgânica e dispersão de agentes parasitários.

A partir do dia 04, os colaboradores do Meio Ambiente começam a percorrer as escolas do município, realizando palestras, focando a importância da preservação das nascentes e rios. “Esta é uma pequena contribuição dentro do programa de educação ambiental, e ao meu ver resulta na formação cultural do cidadão com resultados compensadores para a melhoria das condições atuais e futuras”, relatou Marcelo.



Prefeitura de São Bento do Sul - Adêise Tanji – MTb/SC 03133-JP
(47) 3631-6154 – imprensa@saobentodosul.sc.gov.br