terça-feira, 8 de setembro de 2009

Mato Preto deverá ter associação de reciclagem

08/09/2009

Mato Preto deverá ter associação de reciclagem


Nas próximas semanas, o bairro Mato Preto, em São Bento do Sul, deverá contar com uma associação de reciclagem, a exemplo da já existente na região de Rio Natal. A apresentação do projeto de associação aconteceu na semana passada, quando o diretor de Meio Ambiente, Marcelo Hübel, mostrou o trabalho à comunidade.

Intitulado de Arecicla (Associação de Reciclagem), o projeto desenvolvido pela Associação de Moradores do Rio Natal já existe há quatro anos, e tem como principal incentivador o prefeito Magno Bollmann. Lá, todo o material possível de ser reciclado é separado nas residências e o próprio morador, ao sair de casa, deposita o material em um ponto de coleta, para posterior venda pela associação. Com a venda do material, a Arecicla de Rio Natal, promove encontros na Páscoa e Natal, com doação de presentes e uma festa de confraternização direcionada especialmente para as crianças.

Conforme Marcelo Hübel, na comunidade da Cohab do Mato Preto não será difícil adotar o mesmo sistema, pois existe uma estrutura administrativa bem organizada, e uma participação evidente dos 157 moradores que sempre se demonstram participativos nas ações desenvolvidas pela Associação. “No local existe um morador que já recolhe os resíduos, mas a Associação vai trabalhar em conjunto, construindo um depósito, e incentivando uma maior participação da comunidade na separação, aumentando a arrecadação”, diz o diretor.

O morador que já recolhe o material deve receber pelo material classificado enquanto a Associação receberá pelo peso do resíduo misturado. “O valor do resíduo classificado é muito maior em comparação a venda do material misturado, mas a associação não tem tempo para classifica-lo. No final todos saem ganhando, o meio ambiente, o catador, a associação e a comunidade”, diz Bernardo Becker, presidente da Associação da COHAB do Mato Preto. “Este deve ser o propósito da formação da Associação de Reciclagem, com ganho nos resultados, mas adaptados na realidade local”, observa Marcelo Hübel

As atividades de construção do depósito devem iniciar nas próximas semanas. As pessoas que queiram doar material para construção, como palanques, tábuas, telhas, tela, pregos, placas, entre outros, podem entrar em contato com o Presidente da Associação, Bernardo Becker, no fone 9111-2716.




Prefeitura de São Bento do Sul – Fabiano Kutach - DRT/SC 02844 - JP
47 3631-6132 - imprensa@saobentodosul.sc.gov