segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

FRAGOSO FORAM OS PRIMEIROS MORADORES DO PLANALTO NORTE


FRAGOSO FORAM OS PRIMEIROS MORADORES DO PLANALTO NORTE

Segundo correlatos, interpretações e os manuscritos de 1938, entre o ano de 1850 e 1870 seis descendentes de Manoel Soares Fragoso e Marciana Maria Marafigo, sendo alguns casados, foram as primeiras famílias que ocuparam o Planalto Norte Catarinense e Sudeste do Paraná, sendo alcunhados por alguns como gaúchos ou ainda tropeiros, mas aparentemente não nascidos no Rio Grande do Sul.
Zeferina Maria Koenig  descreve em seus manuscritos da década de 30 a vida dos Fragoso com particularidades  que direcionam o costume destes como referenciados por gaúcho, em relação a carne preparada no estilo gaúcho ou ainda na chegada dos Fragoso em São Bento, quando realizado um casamento.
Já em entrevista com o neto de Virgínio Soares Fragoso (pioneiro) a referência como gaúcho e tropeiro é evidente e certa, e complementa que estes andavam com lenço no pescoço.
É certo que parte destes foram praticantes tradicionais do tropeirismo, entretanto não foram encontrados registros como evidencias objetivas da participação destes no traçado do viamão. Mas mesmo não tendo a certeza do uso das mulas do Rio Grande do Sul a São Paulo ou Minas Gerais, seja por estes ou por ascendentes da família ,é certo que apresentavam uma tropa de mulas e eram tropeiros regionais  com movimentação entre Santa Catarina e Paraná
O nascimento da maioria destes    descendentes/ascendentes constam com registros de Curitiba e Vila do Príncipe.
Mas como interpretar a cultura destes moradores pioneiros? Considerando as evidências coletadas, seja pelos registros dos manuscritos, entrevistas e registros de cartório, defendo a formação de uma característica cultural própria e original desta região, com traços semelhantes do mesmo tradicionalismo gaúcho. Expressões que surgiram antes mesmo do delineamento tradicionalista de Paixão Cortes e companheiros ativistas do Rio Grande do Sul. As semelhanças com o tradicionalismo gaúcho são tão compreensivas quanto a expressão do homem do campo em outras terras como ocorreu na Argentina e Uruguai que revelam a aproximação dos usos e costumes do gaúcho.
A fixação dos pioneiros Fragoso, ocorreu pela chega destas famílias montados no lombo do cavalo (ou mula), providos da Vila do Príncipe no Paraná (local que em 1872 passou a ser denominada de cidade com o nome de Lapa). O ponto de saída era a rota dos tropeiros, e seguiram viajem até se fixarem nas margens do Rio Negro na localidade que atualmente compreende o Bairro Fragosos na cidade de Campo Alegre e Piên no Paraná.
         Como já foi descrito, a data precisa da fixação dos Fragoso é duvidosa mas, considerando os manuscritos de Zeferina é correto afirmar que foram os primeiros moradores do Planalto Catarinense, pelo menos considerando os municípios de São Bento do Sul, Campo Alegre , Rio Negrinho e até o Sudeste do Paraná (Piên).


Fonte: Livro "PIONEIROS" Marcelo Hübel