sexta-feira, 22 de dezembro de 2017

Plantio de 50 araucárias


Plantio de mudas


Final de ano é período de encerramento em empresas, entidades, grupos sociais, prestadoras de serviço, entre outras. O Departamento de Meio Ambiente fez um encerramento diferente, aproveitando as mudas doadas por compensação ambiental. 
A equipe que realiza trabalhos distintos dentro do departamento fez o plantio de 50 mudas de araucárias, provenientes de quatro lotes distintos, ou seja, de origens distintas, garantindo assim uma diversidade genética maior. As mudas foram plantadas em uma área verde do município. 
Marcelo Hübel, Kaandra Serpa Werner, Ricardo Gonzalez Frontana, Jonas Fernando Engel

A Araucária angustifolia, conhecida como pinheiro, é uma espécie ameaçada de extinção e protegida por lei. “Quando criança lembro de ver as residências de São Bento do Sul com araucárias em seus jardins, muitas destas eram cortadas para pinheirinhos de Natal, e depois brotavam, sendo uma nova árvore para o natal, após dois anos”, comentou o diretor de Meio Ambiente, Marcelo Hübel. 
Mas muitas destas árvores passavam despercebidas e formavam árvores maiores que não serviam mais para a decoração de Natal, mas tornavam-se árvores adultas produzindo pinhão e atraindo espécies como o papagaio-de-peito-roxo, ameaçado de extinção, ou ainda o grimpeirinho, ave endêmica da floresta de araucária. 
Contudo, hoje não são mais vistas mudas ou árvores jovens de araucária. A restrição da lei penalizou a própria espécie que é cortada ainda quando é muda. “Hoje passamos por uma fase insustentável, existe uma erosão genética que pode causar a extinção da araucária, mas temos um problema ainda maior. Não existem novas gerações da espécie”,- finaliza Marcelo. 
A equipe do Departamento é formada pela Engenheira Ambiental Kaandra Serpa Werner, Técnico Ambiental Jonas Fernando Engel, Biólogo Marcelo Hübel e Gestor Ambiental Ricardo Gonzalez Frontana.

Marcelo Hübel, Kaandra Serpa Werner, Ricardo Gonzalez Frontana, Jonas Fernando Engel

Assessoria de Imprensa
Prefeitura de São Bento do Sul