sexta-feira, 15 de dezembro de 2017

Educação Ambiental na Trilha do Papagaio


Trilha do Papagaio recebe estudantes

A Trilha do Papagaio, desenvolvida pelo Departamento de Meio Ambiente, na sede do Grupo Escoteiro Desbravador, atendeu neste mês, 120 crianças do ensino fundamental do 1º ao 6º ano. No local são desenvolvidas diversas atividades ao ar livre, em contato com a natureza, tendo orientações e dinâmicas em grupo que integram e ensinam. 


Nesta semana, o Colégio Global visitou a trilha e tiveram uma complementação da programação com apresentação dos mamíferos que existem nas florestas de São Bento do Sul. A recepção iniciou com uma dinâmica de estourar balões que apresentavam mensagens ambientais, estas foram lidas por todos participantes.
No portal da trilha foram passadas informações sobre o papagaio-do-peito-roxo e da floresta da araucária. 
No início da trilha alguns objetos foram escondidos, a fim de chamar a atenção dos alunos na observação da floresta em seus detalhes. Já no anfiteatro foram passadas informações sobre as árvores pioneiras, as cobras e os mamíferos existentes em São Bento. 

Parte da trilha foi feita com os olhos vendados ressaltando a percepção da floresta por sensações de tato e som. Saindo da trilha foram feitas atividades que envolviam a compreensão dos impactos ambientais, diminuição da floresta e a associação com a redução do papagaio. 
Já a atividade que animal sou eu relacionava os mamíferos vistos na trilha e a interpretação do adivinhar na observação de mímicas. O dia finalizou com o plantio de araucárias.
Assessoria de Imprensa
Prefeitura de São Bento do Sul