segunda-feira, 18 de junho de 2012

São Bento do Sul na Rio + 20

SÃO BENTO DO SUL NA RIO + 20
18/06/12
São Bento do Sul - O programa de Pagamento de Serviços Ambientais, desenvolvido em São Bento do Sul, foi um dos destaques durante a Rio + 20. No sábado, dia 16, o prefeito Magno Bollmann, acompanhado do biólogo e diretor de Meio Ambienta, Marcelo Hübel apresentaram o programa durante o evento que acontece no Rio de Janeiro.



A Rio + 20 apresenta centenas de eventos paralelos divididos em três grupos distintos: Oficial; Não Oficial e Autônomo. São Bento do Sul participou de evento Oficial no Rio Centro, Parque dos Atletas na Barra da Tijuca, local que passam pelo menos 176 delegações dos países durante nove dias. O evento supera o movimento que ocorreu a 20 anos atrás durante a ECO 92. Magno Bollmann e Marcelo Hübel participaram ainda de quatro palestras e da formação de grupos de trabalho para formulação de novas propostas de conexão ao futuro, visando o desenvolvimento econômico, a responsabilidade social e a conservação do meio ambiente.


O evento foi organizado pelo Ministério de Meio Ambiente, CIFAL (Centro de Formação de Atores Locais para a América Latina e Universidade Tecnológica Federal do Paraná, com apoio de UNITAR (United Nations Institure for Trainig and Research); United Nations University, Institute of Avanced Studies; FIEP; SESI; SENAI e IEL. Durante a apresentação e debate o modelo do PSA desenvolvido em São Bento do Sul, foi visto por outros estados com uma forma apropriada ao desejado por apresentar a valoração ambiental com repasse social, sustentação ambiental e beneficia o abastecimento público, pelos recursos naturais preservados, servindo a sociedade e correspondendo aos preceitos da “economia verde” defendido na Rio + 20 . “ Fiquei muito surpreso com a reação das pessoas, em relação ao nosso programa do PSA, tão simples, tão óbvio, e agora uma referência. Fomos muito elogiados, nos cumprimentavam pelo feito pela aplicação e efetivação”, disse Magno Bollmann.
Na metologia das atividades os grupos discutiam soluções dos problemas atuais e compartilhavam entre os grupos maiores, a convergência das proposições. “Deixamos nosso conhecimento e programas, contribuímos para um futuro melhor, em um evento internacional”, completou o prefeito.
Um novo despertar
Os problemas sociais e ambientais sempre são geridos pelas cidades que trabalham dentro de seu próprio território, mas que muitas vezes dependem de outra cidade em diferentes aspectos como: redução de emissão de poluentes atmosféricos, abastecimento de água, contaminação dos recurso hídricos; doenças, eliminação de espécie da fauna e flora, falta da inclusão social, falta de conectividade entre áreas verdes entre outros.
Quando a solução apontada surgiu naturalmente, em pelo menos dois grupos de trabalho, pela sugestão da criação de Consórcios, para os municípios terem a gestão aos problemas comuns, neste momento a discussão trilhou um novo momento para São Bento do Sul que teve nova contribuição, no debate, com o histórico do Consórcio Intermunicipal Quiriri. A experiência do Prefeito Magno Bollmann com a formação do Consórcio, articulado desde 1995, enriqueceu aos propósitos do grupo. “Os princípios e metodologia do Consórcio demonstram claramente o ganho socioambiental para a coletividade. O ponto forte na questão é admitir que para o meio ambiente não existem limites territoriais e o poder público deve interagir com o meio social para a melhoria da qualidade de vida, um bem que todos almejam”, afirmou Magno Bollmann.
Resultados
Após a conclusão das palestras, das discussões dos grupos de trabalho. O resultado final dos debates entre os grupos, foi construído um documento único que vai compor o relatório final da Rio + 20 que entre muitas constará as experiências apresentadas por São Bento do Sul.
No final do evento numa forma cordial o Prefeito e Diretor de Meio Ambiente distribuíram sacolas ecológicas com materiais informativos da cidade incluindo vídeo do PSA e vídeo institucional, folder sobre as ações ambientais, turísticas, e artigo científico do PSA. “Compartilhamos nosso trabalho e ideais e saímos convictos da contribuição de nossas experiências como algo inovador para muitos públicos, e tendo o reconhecimento neste evento mundial”, arrematou o prefeito são-bentense.
O PSA
O Programa de Pagamento de Serviços Ambientais (PSA) desenvolvido em São Bento do Sul iniciou as primeiras discussões em 2009 e passou por diversas etapas com criação de lei municipal, programa, decreto e em 2011 ocorreu a efetivação de pagamento aos proprietários rurais que preservam os recursos naturais, repetindo o feito do pagamento em junho de 2012, momento que foi anunciado a ampliação do programa.
Este modelo de valoração ambiental ecossistêmico foi apresentado ao Ministério Público sendo reconhecido com premiação seguido de convite para o Prefeito Magno Bollmann participar da Rio + 20 que apresenta entre suas principais discussões centrais a economia verde a degradação das fontes naturais e a segurança alimentar.

Fonte: http://www.cezarmiranda.com/novo/noticia.php?id=53615