quinta-feira, 10 de maio de 2018

As Irmãs Trapistas, do mosteiro Nossa Senhora da Boa Vista - Rio Negrinho



As Irmãs Trapistas, do mosteiro Nossa Senhora da Boa Vista
seguem a Regra de vida de São Bento, abade, segundo a tradição monástica da reforma cisterciense, começada pelo mosteiro de Citeaux, na França do século XIII. Fazem parte da mesma Ordem monástica do mosteiro masculino em Campo Tenente (PR).


Em 2007 as Irmãs Trapistas de Quilvo (Chile) direcionaram a atenção em procurar um local em solo brasileiro para a construção de um novo Mosteiro. Após uma seleção de várias propriedades foi decidido por uma área agrícola no Boa Vista, em Rio Negrinho /SC. É uma propriedade de extensa área agrícola, com formações florestais no entorno. O terreno faz divisa com o Rio Preto. O local é bucólico, de beleza cênica que encanta ao olhar que se perde no horizonte, em um cenário que parece ser infinito. Um local que faz transcender o existir, e que por si só, já remete ao lema de vida beneditino: Ora et Labora, “Oração e trabalho”, áreas para cultivar a terra e a mente.
No mês de janeiro de 2010, 8 irmãs chegaram em Rio Negrinho. Vivendo numa residência alugada na cidade, a atenção maior estava em construir o mosteiro, sendo o primeiro feminino no Brasil. Em junho de 2013 as irmãs já conseguem se instalar no mosteiro.
A manutenção do mosteiro vem do trabalho. No mosteiro, em anexo, fica a fábrica de chocolates. Estes são únicos em formato, e de sabores diferenciados de qualquer produto semelhante disponível no mercado. As embalagens são especiais, para um produto especial, uma agradável surpresa ao paladar e um belo suvenir. Também são produzidos e comercializados outros produtos como: geleias de frutas da época, diversos modelos de rosários, cartões...
O mosteiro, envolve vários setores específicos para a funcionalidade do local. As construções foram projetadas dentro dos padrões tradicionais da Ordem. Como exemplo é possível citar o formato da torre do sino, que não apresenta telhado como cobertura decorativa. Ainda nas características tradicionais temos a Igreja (em forma de cruz latina), que apresenta três grandes aberturas que iluminam o altar que recebe os primeiros raios de sol. As Missas são abrilhantadas com o som da citara e do órgão.

As orações iniciam todos os dias às 3:30 horas da manhã, com o rezo das Vigílias, ate a última oração das Completas, às 7,15 da tarde. A Missa dos dias de semana é as 6:00 horas. Aos domingos a Missa ocorre às 10:00 horas.Não é difícil se encantar com o local tão definido em seus aspectos naturais e culturais que se confundem na paz contagiante de bondade e serenidade das irmãs. Um local que ainda será muito frequentado pelos visitantes que podem procurar por retiros pessoais na hospedaria, um anexo do mosteiro, desenhado no seu mesmo modelo, para as pessoas que queiram participar da oração litúrgica das irmãs e gozar da paz religiosa.

Nossa Senhora da Boa Vista, não é apenas uma definição local, mas a atribuição da mãe protetora que deposita seu olhar e atenção sobre seus fiéis, e transmite a fraternidade entre nós.
Irma Liliana.