09/12/2010
Separar o lixo reciclável é hábito em São Bento do Sul
Hoje em dia o ato de separar os materiais recicláveis já virou rotina para muitos moradores de São Bento do Sul. Com duas Cooperativas de Catadores, sendo uma no bairro Brasília e outra no Cruzeiro, mais o Programa Associação de Reciclagem no Bairro, que acontece em Lençol e Rio Natal, empresas privadas de reciclagem e intensas campanhas de conscientização promovidas pela Prefeitura, São Bento do Sul recicla cerca de 800 toneladas de lixo por mês.
Conforme Antonio Schwirkowski, responsável pela coleta seletiva da Transresíduos, empresa que faz a coleta de resíduos no município, mensalmente mil toneladas de lixo são despachadas diretamente para o aterro sanitário localizado no bairro Rio Vermelho. A empresa ainda faz a coleta seletiva (somente de materiais recicláveis) de 20 a 25 toneladas no mês. Esse material é encaminhado para as Cooperativas de Catadores, que também realizam coletas e recebem os resíduos na sede.
A reciclagem favorece o meio ambiente, gera renda, gera economia aos cofres públicos, além de muitos outros benefícios. “É muito fácil reciclar, basta separar os matérias como vidro, plástico, papel, papelão dos demais lixos e deixar em frente da residência no dia da coleta seletiva. Um simples ato que trará benefícios para toda a sociedade”, explica o diretor de Meio Ambiente Marcelo Hubel, que reforça a necessidade e importância da participação e colaboração de toda a comunidade na separação do lixo residencial. “Já são muitas pessoas que têm essa consciência, mas por outro lado, ainda é grande a quantidade de lixo que poderia ser reciclado e acaba parando no aterro”, lembra.
A coleta seletiva acontece em dias alternados à coleta de lixo comum, e atende a todos os bairros conforme programação. Nas duas modalidades de coleta os caminhões fazem o mesmo percurso para atender todas as residências. Maiores informações sobre o itinerário do caminhão de coleta seletiva podem ser obtidas no telefone 3626-3273 (departamento de Meio Ambiente) ou 3634-0754 (Transresíduos).
Saiba quais são os materiais recicláveis
Plástico – embalagens plásticas, garrafas pet, canos de PVC, potes de creme e de xampu, potes de margarina e de outros alimentos, baldes, bacias, brinquedos, sacos e sacolas.
Metais – latinhas de refrigerante, de cerveja e de enlatados, arames, pregos e parafusos, tampas, fios alumínio, cobre, ferro-velho, sucatas metálicas.
Papéis – jornais, revistas, listas telefônicas, folhetos, folhas de rascunho, papéis de embrulho e caixa de papelão.
Vidros – todo tipo de garrafas, garrafões, potes e jarros, vidros de conserva e de maionese, frascos de perfume e de produto de limpeza.
Óleo de cozinha - também pode ser entregue na coleta seletiva, pois o mesmo passa pelo processo de filtragem e é reutilizado como combustível no caminhão da cooperativa e alguns veículos oficiais.
Cronograma da Coleta Seletiva
Segunda-feira – Centro, Rio Vermelho Povoado, Rio Vermelho Estação (até a Escola Alfredo Diener)
Terça-feira – Cruzeiro, Oxford, Boehmerwald, Alpino, Lençol (até a Rua Castelo Branco)
Quarta-feira – Progresso, Centenário, Brasília, Bela Aliança, Mato Preto e Dona Francisca
Quinta-feira – Colonial, 25 de Julho, Schramm
Sexta-feira – Serra Alta
Programas de conscientização
A Prefeitura propõe ainda diversas ações que visam a conscientização e orientação sobre a preservação e cuidados com o meio ambiente. Nesses estão inclusos os programas Econsciência, Trilha Ecológica, Programa Ecoatitude, SOS Rio Limpo, São Bento Sempre Limpa, Recolhimento de Resíduos Eletrônicos, Palestras e demais atividades em datas comemorativas.
Prefeitura de São Bento do Sul – Luciane Nagorski–MTB/SC 3902-JP
47 3631-6114 - imprensa@saobentodosul.sc.gov.br