sexta-feira, 26 de outubro de 2018

RETIRADA DE LIXO


Entulhos são recolhidos de área de preservação

Um cronograma de trabalhos é elaborado diariamente pela Secretara de Obras para que as equipes possam se dividir e, com isso, atuar em diversos bairros do município. Nesta sexta-feira (26), um destes trabalhos foi realizado na Rua José Finke, na Urca.

No local existe uma Área de Preservação Permanente (APP) que era utilizada para descarte de entulhos. Com auxílio de máquinas, as equipes fizeram a remoção do material. Restos de materiais de construção, travesseiro e máquina de lavar roupas foram alguns dos itens recolhidos durante a ação.

O trabalho conta com o apoio do Departamento de Meio Ambiente e Samae, que realizarão trabalho de conscientização dos moradores. “Lamentamos muito cenas iguais a esta. As máquinas que estão hoje aqui poderiam estar arrumando uma tubulação ou realizando alguma outra melhoria”, disse o vice-prefeito Márcio Dreveck, que acompanhou os trabalhos.





Viviane de Vargas Miranda
-- 
Assessoria de Comunicação

Prêmio Klaus Schumacher 2018


Desempenho na sustentabilidade

A Associação Empresarial de Rio Negrinho, pelo seu Núcleo de Jovens Empresários, está em processo de avaliação dos projetos que estão concorrendo ao Prêmio Klaus Schumacher 2018. O reconhecimento é dividido em 5 categorias: inovação; atendimento; sustentabilidade; social e RH. E São Bento do Sul recebeu o convite para participar na mesa julgadora, no quesito sustentabilidade.
O prefeito Magno Bollmann, o Diretor de Meio Ambiente Marcelo Hübel e Mariane Murakami, do Instituto de Meio Ambiente, estudaram os projetos voltados para as boas práticas de sustentabilidade, todas com desenvoltura diferenciada, mas com o mesmo propósito final. Foram considerados 7 critérios: Impacto ambiental da Iniciativa; Caráter Social, Caráter Econômico; Inovação: Relevância; Integração e Institucionalização. “Independente de quem seja o vencedor, é gratificante presenciar a preocupação socioambiental apresentado pelos projetos voltados para a responsabilidade com o meio ambiente e a sociedade onde estão inseridas”, comentou Bollmann.

Na ACIRNE os trabalhos foram coordenados por Marcelo Nunes Filho e Josiclei Junior Sobczack, que além da explanação do edital e da distribuição do material de trabalho, também acompanharam as atividades em campo. “Temos que parabenizar a ACIRNE por homenagear o talentoso empresário Klaus Schumacher como reconhecimento de sua participação na sociedade de Rio Negrinho, e pelo resultado do prêmio que demonstra e reconhece as boas práticas para a sociedade. Reconhecido ainda em vida mas que segue como uma horaria”, comentou Marcelo Hübel.

A avaliação de outras categorias ainda segue durante os próximos dias, com outras equipes com participação da UNIVILLE, FETEP, Eurho Consulting, UDESC, FACISC, SENAI, SEBRAE, SESI, Cleomir Vaz Treinamentos e Josiane Ferreira Coach e Terapias Sistêmicas.

A apresentação dos vencedores nas distintas categorias vai ocorrer no dia 8 de novembro, às 20 horas, na Sociedade Musical. Mais informações pelo telefone 3644-2131.



Prêmio Klaus Schumacher
Klaus Schumacher nasceu em Hamburgo na Alemanha em 13/11/1925. Começou a empreender em Rio Negrinho em 1954 e em 02/10/1956 iniciou a Ceramare (cerâmica com arte) com produtos que conquistaram outros países.

Empresa de relevante importância que cedeu seu nome ao Bairro Ceramarte. Teve grande atuação na fundação da Associação Hospitalar Rio Negrinho, hoje Fundação Hospitalar Rio Negrinho. Atuou na criação do Aero Clube de Rio Negrinho. Quando a Ceramarte completou 50 anos recebeu a Ordem do Mérito Municipal.

Em novembro de 2009 a ACIRNE instituiu o “Prêmio Klaus Schumacher” em sua homenagem. Klaus Schumacher faleceu no dia 03/07/2011 aos 85 anos.

01 Inovação
Contempla iniciativas que por meio da implementação de processos, métodos, técnicas e ferramentas de gestão da inovação, produzem um ambiente profícuo à geração de inovações.



02 Melhor Atendimento
Destaque da empresa com melhor atendimento medido através de votação pública online.



03 Melhores práticas de sustentabilidade
Contempla às iniciativas bem-sucedidas de cunho ambiental implementadas pelas empresas de Rio Negrinho.



04 Melhores práticas sociais
Contempla iniciativas realizadas por empresas que, através de um projeto, apresentando métodos e resultado, resolvam ou diminuam um problema social, que impactem positivamente na qualidade de vida da comunidade.



05 Melhores práticas de RH
Analisa as práticas de gestão em relação às pessoas que laboram nas empresas.

--
Assessoria de Comunicação

terça-feira, 16 de outubro de 2018

GENERAL FAZ DOAÇÕES


Animais são doados ao Museu Natural
A riqueza dos museus está associada em grande parte, pela doação de materiais. E o Museu Natural Entomológico Ornith Bollmann é prova disto. O local recebeu do Oficial-General Jairo Cesar Nass, um falcão-peregrino, um jacaré-de-papo-amarelo e a coruja mocho-diabo.
Segundo o diretor do Departamento de Meio Ambiente, Marcelo Hübel, a primeira doação foi o falcão-peregrino, que ocorreu em 2012. “Esta espécie taxidermizada, “empalhada”, estava com destino certo para o Museu da Universidade de São Paulo, mas foi orientado pelo empresário executivo e ornitólogo Dalgas Frisch, para procurar por um museu em Santa Catarina”, disse.
Nesta semana, uma coruja e um jacaré também foram doados ao Museu. “Estas espécies foram taxidermizadas pelo Sr. Juliano, um profissional famoso neste ramo de atividade, que residia em Joinville. Mesmo com idade bem avançada, ainda fazia as peças na década de 70. Muitas destas peças taxidermizadas ficaram espalhas pelo Brasil e até em outros países, as mais próximas estão no Museu do Seminário de Corupá. Mas agora algumas destas raridades podem ser contempladas em São Bento do Sul. Cada qual com sua curiosidade e importância, sendo instrumentos de ensino para a educação ambiental, para o turismo e para a curiosidade dos moradores da região”, explicou o diretor.

Marcelo Hübel, Oficial-General Jairo Cesar Nass e Ricardo Gonzalez Frontana


Curiosidades - O Falcão-peregrino é migratório, vindo da América do Norte, sendo visto em Santa Catarina em outubro, novembro. Mede de 35 à 51 cm, pesando entre 500 à 1500 gramas, a abertura de asas confere um tamanho de 74 à 120cm, apresentando um dimorfismo sexual em relação ao peso e tamanho, pois as fêmeas são até 20% maiores que os machos.
Sua alimentação é variada, sendo aves que encontra em seu caminho, morcegos, pequenos vertebrados, peixes e insetos. Nas áreas urbanas procura pelos pombos. É um caçador solitário e não briga pela sua refeição, perdendo muitas vezes para outros falcões ou águias e afins, poupando sua energia e condição física, sendo mais fácil pegar outra presa.
É o animal mais rápido do mundo, pois durante a caça pode chegar a velocidade de 250 a 300km/h. Sua forma de voar é semelhante a de um pombo. Sua maior ameaça é a contaminação química dos venenos armazenados em suas presas, pois o veneno deixa a casca dos ovos mais finas, perdendo sua criação com muita facilidade
O jacaré-de-papo-amarelo é um réptil associado aos rios das bacias dos rios Paraná, Paraguai, Uruguai e São Francisco, também ocorre em mangues, apresenta este nome pois o papo fica amarelo no período de reprodução. Pode viver até 50 anos, sendo encontrado até 800m de altitude.
O focinho é longo, maior que qualquer crocodiliano. Pode chegar até 3,5m de comprimento mas é comum ver com 2m. Seu alimento é variado entre moluscos, peixes, aves, crustáceos, morcegos e répteis.
O mocho-diabo é uma coruja que recebeu este nome devido a cor vermelho brilhante nos olhos, que é evidente conforme a luz incide. Sua vocalização são gritos no som agudo de “wouf” e grave “miah”, parecendo um miado. Seu alimento inclui pequenos mamíferos, aves, insetos e morcegos este último capturado em voo. Aproveitam ninhos abandonados de outras aves para por os ovos, mas podem usar uma depressão do solo para ninho. Gosta de montanhas vivento de 600 até 3000m de altitude.

Visite – O Museu Natural Entomológico Ornith Bollmann está localizado na Rodovia dos Móveis - SC 418, nº 15, bairro Oxford.
O local atende de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 12 horas e das 13h30 às 17 horas. Aos sábados das 9 às 12 horas. E no segundo domingo do mês (domingo da família) das 9 às 12 horas. 
--
Assessoria de Comunicação
Prefeitura de São Bento do Sul

quinta-feira, 4 de outubro de 2018

Exposição de Quadros no Museu Natural

Superando as Expectativas
Ganhos expressivos no registro de visitantes no mês de setembro para o Museu natural Entomológico Ornith Bollmann. O Museu Natural foi inaugurando em dezembro de 2011 e em comparação aos meses de setembro, neste ano teve um “recorde” com 393 visitantes, do total de 10548, desde a inauguração. Este desempenho foi alcançado devido as exposições artísticas culturais da Associação Sãobentense de Artistas Plásticos com obras de Miriam Kollross, Suely Ehrl, Edith Zschoerper, Isabel Lacerda Natschel, Elésia Mazon da Maia, Dalva Haenisch, Lia Grossskopf, Neide Radoll, Sirlene B. S. Rosá e Deise Balestrim. Também constaram obras da artista plástica Astrid Lind roth como Projeto Artístico e Histórico “Marcas Humanas” retratando São Bento do Sul, com desenhos feitos com bico de pena, na técnica de pontilhismo. Foi uma oportunidade para turistas, moradores e escolas de conhecerem as técnicas de pintura, nas expressões culturais nas distintas formas de arte. Entre os moradores de outras cidades estão dos municípios de Bombinhas, Jaraguá do Sul, Rio Negrinho, Campo Alegre, Guaramirim, Curitiba, Joinville, Petrópolis, São Paulo e São Bernardo do Campo.

Visitantes no Museu Natural

ANO – MÊS – VISITANTES – TOTAL DE VISITANTES
2011 – Dezembro - 163 – Total 163
2012 – Setembro - 254 – Total 2513
2013 – Setembro - 215 – Total 1711
2014 – Setembro - 117 – Total 1085
2015 – Setembro - 94 – Total 808
2016 – Setembro - 70 – Total 325
2017 – Setembro - 340 – Total 1580

2018 – Setembro - 393 – Total até Setembro 1961
Localização - O Museu Natural Entomológico Ornith Bollmann fica localizado na Rodovia dos Móveis - SC 418, nº 15, no bairro Oxford.
O horário de atendimento é de segunda à sexta-feira, das 7h30 às 12 horas e das 13h30 às 17 horas. Aos sábados das 9 às 12 horas. E nos segundos domingos do mês, das 9 às 12 horas. 





segunda-feira, 1 de outubro de 2018

Museu da Música Maestro Pedro Machado de Bitencourt - Revitalização da Estação Ferroviária São Bento - Centro Histórico Cultural Estação Ferroviária Osmar Alvim Mallon

Parte do Protocolo e História, escrito e apresentado por Márcio Brosowsky (30/09/2018)

Inauguração do  Museu da Música Maestro Pedro Machado de Bitencourt, e entrega da revitalização da Estação Ferroviária São Bento, bem como a abertura do Centro Histórico Cultural Estação Ferroviária Osmar Alvim Mallon, pela Prefeitura de São Bento do Sul e também pela Fundação Cultural de São Bento do Sul.

Márcio Brosowsky - Presidente da Fundação Cultural de São Bento do Sul
Após anos de entraves burocráticos, busca de recursos, elaboração de projeto, Licitação, e tantos outros trâmites que uma obra desta envergadura exige, enfim entregamos a obra acabada para a comunidade.

HISTÓRICO DA LINHA: A linha do São Francisco teve o primeiro trecho entregue pela E. F. São Paulo-Rio Grande em 1906, ligando o porto de São Francisco (hoje do Sul) a Joinville. Em 1910, a linha foi prolongada até Hansa (Corupá), em 1913 até Três Barras, e finalmente em 1917 atinge Porto União da Vitória, de onde deveria continuar até atingir Foz do Iguaçu, Este último trecho jamais foi construído.
A estação foi aberta em 1913, com o nome de São Bento, pois era a mais próxima da sede do município de São Bento, hoje São Bento do Sul.

Até mais ou menos a metade da década de 1920, o transporte de passageiros para a estação era feito por troles puxados a cavalo. Quem quisesse viajar, tinha de procurar antes um dos três concessionários do transporte, e pedir para levá-lo no horário estabelecido para alcançar o trem.

Por volta de 1943, a cidade e a estação tiveram o nome alterado para Serra Alta, sob imposição do Governo; em 1948, depois de muitas discussões, pois a população não se conformava com o novo nome, a cidade recuperou o antigo nome, com o sufixo "do Sul".

A linha se entronca com o Tronco Sul em Mafra e com a antiga Itararé-Uruguai em Porto União da Vitória. O último trem de passageiros, na verdade uma litorina diária, passou pelo trecho entre Corupá e São Francisco do Sul em janeiro de 1991. O trem misto (carga e passageiros) que servia à linha já não existe desde 1985.

Hoje, temos a ABPF que realiza um fantástico trabalho preservação, ocupando constantemente a linha com os trens puxados pela Maria Fumaça, o que tem atraído muito turismo para a nossa região.

- 1º tentativa de aquisição da área em 1997 junto a RFFSA;
- Aquisição dos imóveis do entorno (praça e terminal) em 1998;
- Cessão de uso da Estação para Prefeitura em 2010;
- Projeto de Restauração elaborado por Traço Cultural em outubro de 2011;
- Projeto de Revitalização elaborado pela Secretária de Planejamento e Urbanismo;
- Ambos foram aprovados pelo IPHAN em setembro de 2012;
- Orçamento elaborado pela Secretária de Planejamento e Urbanismo em fevereiro de 2014;
- Licitação, Concorrência Publica em maio de 2015;
- Empresa vencedora: LN Construções LTDA
- Valor da obra licitada: R$ 542.344,18;
-Valor do Repasse: R$ 390.000,00 – Emenda parlamentar do deputado Mauro Mariani
-Valor da Contrapartida da Prefeitura R$ 152.344,18;
- Início da obra em 03 de junho de 2015 na gestão do então Prefeito Fernando Tureck
- Conclusão da obra em 18 de maio de 2018, na atual gestão do Prefeito Magno Bollmann.

AGRADECEMOS O EMPENHO DE DIVERSAS PESSOAS LIGADAS AO PROJETO:

Equipe da secretaria de Planejamento, secretário Luis Claudio Schuves e engenheiro Marcelo Levandowski – em nome deles agradecemos a todos que estavam ligados diretamente ao projeto,

A secretaria ordenadora da despesa, SECRETARIA DO DESENVOLVIMENTO ECONOMICO, aqui representanda pelo secretário ADELINO DENCK

A EMPRESA LN CONSTRUÇÕES LTDA empreiteiro contratado que fez a obra, que sempre atendeu os pedidos do setor de planejamento para que tudo saísse da melhor forma possível.

Sr Marcelo Neumann, pelo móvel doado,

Sr Alcides KRUGER, DA MARCENARIA KRUGER PELO MOVEL DOADO


A equipe da FC, que não mediu esforços para que tudo estivesse organizado de forma adequada no dia de hoje….

Prefeito Magno Bollmann fazendo a entrega do prédio para a comunidade

Música ao Vivo

DE autoria de José Sluminski, o qual agradecemos a presença, ouviremos agora a canção VELHA ESTAÇÃO, peça musical executada pelos professores da Escola de Música Donaldo Ritzmann, Luiz Carlos Grossl no vocal, Giovanne Pereira Lopes no violão e Thiago Verbinen no acordeon.
O autor se inspirou nos momentos agradáveis que teve, ao viajar para Rio Natal, embarcando nesta estação ferroviária.

----------------------------------------------------

Hoje entregamos também, o CENTRO HISTÓRICO CULTURAL ESTAÇÃO FERROVIÁRIA OSMAR ALVIM MALLON, CRIADO PELA LEI Nº 3590, DE 26 DE OUTUBRO DE 2015.

OSMAR ALVIM MALLON


Filho de REINALDO MALLON , E PAULA MALLON Nasceu em 14/07/1924 - SBS

ESPOSA: IGNEZ MALLON (NASCIDA IGNEZ KOCK)

FILHOS: 
NELSON REINALDO MALLON
JEANETE MALLON
SERGIO MALLON
FERNANDO MALLON

Osmar Alvim Mallon exerceu várias atividades profissionais e comerciais durante sua vida. Com 14 anos de idade começou a trabalhar nas Indústrias Augusto Klimmek (atual Condor S/A).
Anos mais tarde, ainda solteiro, passou na trabalhar nos Correios, levando o malote de correspondências duas vezes por dia para a Estação Ferroviária, localizada no Bairro Serra Alta. Exerceu esta atividade por vários anos, até final dos anos 1960. Como funcionário dos Correios, era sua a responsabilidade buscar o malote de correspondência, que na época vinha por trem, bem como entregar o malote de correspondência enviado por São Bento do Sul para os seus destinos, atividade realizada duas vezes por dia.

Seu pai, Reinaldo Mallon, cujo nome empresta à rua municipal que faz frente para a Estação Ferroviária da Serra Alta, foi o primeiro a explorar os serviços de transporte coletivo em São Bento do Sul, contando com a ajuda de Osmar.

Já casado com Ignez Mallon, foi proprietário do Bar Palmeiras (onde hoje se encontra instalada a Loja Central da Moda) por vários anos. Deixou o comércio para ingressar na empresa Cheviauto, primeira concessionária Chevrolet de São Bento do Sul (onde hoje se encontra instalada a loja Breithaupt), da qual foi sócio-fundador.

Com o encerramento das atividades da Cheviauto, voltou a explorar o comércio de lanchonete no Bar Palmeiras, um dos estabelecimentos comerciais mais tradicionais da cidade, onde trabalhou até se aposentar, passando o comércio para seu filho Sergio Mallon. O Bar Palmeiras manteve suas atividades até meados de 1980.

A importância da Estação Ferroviária está intimamente ligada ao nome de Osmar Alvim Mallon, pela sua atividade junto aos Correios por mais de três décadas.

Faleceu em: 12/04/2010 (85 anos).



DA MESMA FORMA, INSERIDO DENTRO DO CENTRO CULTURAL, TEREMOS A INAUGURAÇÃO DO MUSEU DA MÚSICA MAESTRO PEDRO MACHADO DE BITENCOURT. Criado pela Lei 3941 de 30 de agosto de 2018.

O Museu da música destina-se a abrigar, savaguardar, conservar, estudar, valorizar, divulgar e desenvolver os bens culturais que compõem seu acervo, além de valorizar a música produzida e gravada. O Museu conta com um grande acervo da centenária Banda Treml, coorporação musical do nosso município.


Pedro Machado de Bitencourt nasceu no dia 28 de junho de 1942, em Pedras Grandes(SC). Filho de Eduardo J. de Bitencourt e Purcênia M. de Bitencourt, desde cedo revelou uma tendência muito acentuada pela música, iniciando-se pouco tempo depois no estudo do harmônio.

Foi compositor de uma obra diversificada: missas, hinos, coros, canções e foi iniciado musicalmente no Seminário Maior Rainha dos Apóstolos, na cidade de Curitiba/PR, onde desenvolveu seus primeiros estudos de música e teve os primeiros contatos com composições religiosas e com os grandes compositores eruditos, como Ludwig van Beethoven, Frédéric Chopin, Lorenzo Perosi, Charles Gounod e Johann Sebastian Bach.

Teve uma grande atuação na formação e regência de diversos grupos musicais, como o coral Oficinas, em Tubarão.

Associação Coral São Bento do Sul e o
coral Montanara, dos quais também participou como regente. Além disso, a convite, regeu diversas vezes a
Orquestra Juvenil da Sociedade Ginástica e Desportiva São Bento, e
Pedro Machado de Bitencourt compôs a letra e a música do hino oficial de São Bento do Sul (Lei Municipal nº 01/73), bem diversos outros hinos.

Em abril de 1994 assumiu a regência da banda Treml e em maio do ano seguinte a da Polska Orkiestra Kameralna,

Também em 1995 passou a ser regente do coral Santa Cecília, da Igreja Matriz de São Bento do Sul, e ficou no cargo até 2002.

Em junho de 2001 conduziu a banda Treml numa turnê pela região sul da Alemanha.

cupou vários cargos públicos nas gestões dos prefeitos Ornith Bollmann, Osvaldo Zipperer, Frank Bollmann, Silvio Dreveck e Magno Bollmann, tendo inclusive ocupado o cargo de diretor presidente da Fundação Cultural de São Bento do Sul. Trabalhou por muitos anos no Grupo Rudnick. Foi assessor do deputado estadual Silvio Dreveck, em Florianópolis.

Faleceu em São Bento do Sul, na data de 27 de julho de 2017, aos 75 anos de idade.








Autoridades Presentes

Exmo Prefeito de São Bento do Sul, Sr Magno Bolmann
Exmo Prefeito de Corupá, Sr João Carlos Gotardi
Prefeito em exercício de Jaraguá do Sul – Anderson Kassner
Presidente da CMVSBS Sr Edimar Geraldo Salomon
Vereadores / Secretários
ABPF
RUMO
Presidente da Banda Treml, Sr Rubens Buchinger
Família de Osmar Alwin Mallon
Família de Pedro Machado de Bitencourt