06/04/2009
São Bento Sempre Limpa recolhe seis toneladas de lixo
Cerca de 50 pessoas aproveitaram o sábado, dia 04, para atuar voluntariamente na coleta de lixo. O resultado após oito horas de intenso trabalho foi o recolhimento de seis toneladas de materiais dos mais diversos que agora terão um destino diferente do que recebiam até então: estavam em fundo de quintais – passíveis de serem carregados para os rios.
O que levou essas quase 50 pessoas a realizarem tal trabalho é um programa que foi reativado pela Prefeitura de São Bento do Sul. Denominado de São Bento Sempre Limpa, o programa foi criado em 2002, idealizado por Egon Baum, com o apoio de Magno Bollmann, que na época atuavam na gestão de Silvio Dreveck.
“É um enorme prazer poder retomar esse programa belíssimo, que infelizmente ficou desativado nos últimos anos. Ele virou exemplo nacional e até hoje é referência para várias cidades do país”, diz Magno, atual prefeito são-bentense e que fez questão de reativar o São Bento Sempre Limpa. “É um programa simples, mas que é muito importante para toda a sociedade, principalmente na questão ambiental”, frisou.
O trabalho desta sábado concentrou-se na região do bairro Centenário, recolhendo materiais inservíveis também nos bairros Vila São Paulo, Brasília e Dona Francisca. “Estamos resgatando um programa que ficou esquecido nos últimos anos. Para a Defesa Civil ele é ótimo, pois auxilia na prevenção, evitando que esse material seja lançado nos rios ou na rua”, comentou Aloísio Moreira, chefe da Defesa Civil de São Bento do Sul, e que é um dos órgãos organizadores do programa. Ele conta ainda com o apoio das secretarias de Obras, Planejamento e Urbanismo, Samae, além de ter parceria com a Cooperativa de Catadores Recicláveis, que é quem faz a separação do material recolhido.
Na etapa deste sábado, foram recolhidos pneus velhos, móveis, latas, tambores, papelão, e até mesmo uma máquina de costura ainda utilizável, além de diversos outros materiais. Uma seleção do material recolhido foi feito ainda no terreno que serviu de base para o programa, ao lado do terminal urbano de passageiros do bairro Centenário. O que era reciclável foi colocado de um lado. O inservível em outro. Num terceiro espaço foi colocado materiais que, inservíveis para alguns, terão grande serventia para outros, como é o caso da máquina de costura.
Presente no evento, o deputado estadual Silvio Dreveck lembrou da criação do programa, em sua segunda gestão como prefeito. “Este programa além de trazer um enorme benefício à população, tem um fator ambiental incalculável. Fala-se muito em proteger os rios, mas muitas vezes nós mesmos os matamos quando guardamos coisas velhas no quintal de nossas casas e que numa chuva mais forte podem ser levados para os rios. Por isso esse programa é importante, pois evitará que isso aconteça”, apontou o deputado.
A próxima etapa do São Bento Sempre Limpa acontecerá na região do bairro Cruzeiro, atendendo ainda aos bairros Oxford e Mato Preto.
Prefeitura de São Bento do Sul - Fabiano Kutach (DRT/SC 02844-JP)
47 3631-6132 - imprensa@saobentodosul.sc.gov.br
47 3631-6132 - imprensa@saobentodosul.sc.gov.br