segunda-feira, 29 de março de 2010

Meio Ambiente realizou transplante de palmeira

29/03/2010

Meio Ambiente realizou transplante de palmeira


Com a instalação de um novo empreendimento em São Bento do Sul, colaboradores do Departamento de Meio Ambiente, a Secretaria de Obras e a empresa Villain, foram envolvidos na última quinta-feira, 25, para transplantar uma palmeira conhecida popularmente como Jerivá e cientificamente como Syagrus Romanzoffiana.

A espécie não é ameaçada de extinção, contudo precisa de autorização no caso de necessidade de corte. A atividade de transplante já ocorreu no início das obras de terraplenagem, quando em comum acordo, outras duas palmeiras também foram retiradas do local, com orientações e consentimento da Fundação do Meio Ambiente (Fatma).



Seguindo os mesmos procedimentos de conformidade, após curto período de planejamento, foram iniciadas as atividades de transplante. A retirada da árvore foi uma necessidade emergencial, pois a mesma se enquadrava em área de risco, podendo comprometer o deslocamento de ônibus ou ainda a locomoção em restaurante e escritórios próximos.

O Jerivá retirado teve um melhor destino, complementando o paisagismo da praça em Serra Alta, onde também estão localizadas outras três palmeiras já transplantadas em dezembro de 2009.



Prefeitura de São Bento do Sul - Adêise Tanji Barbosa – MTb/SC 03133-JP (47) 3631-6154 – adeise@saobentodosul.sc.gov.br

quarta-feira, 24 de março de 2010

Universitários conhecem trabalho desenvolvido em prol do meio ambiente

24/03/2010

Universitários conhecem trabalho desenvolvido em prol do meio ambiente


Completando 10 anos, o Programa Intermunicipal de Água (PIA), através do Consórcio Ambiental Quiriri e da Bióloga Leoni Fürst, difunde diversas ideias e realiza trabalhos de campo, focando a preservação da água e do meio ambiente. Na noite de terça-feira, 23, universitários da Udesc e a própria comunidade estiveram na Câmara de Vereadores, conhecendo os trabalhos que são desenvolvidos, e os projetos futuros.

O PIA já oportunizou a elaboração de alguns artigos científicos, além de cursos que abordaram a hidrologia, prevenção de desastres naturais e restauração de áreas degradas. O programa já somou diferentes parcerias como com a Universidade Federal do Paraná e o Laboratório Orgânico de Jaraguá do Sul.

O assunto abordado foi de extrema importância ao meio acadêmico, como instrumento de motivação para a pesquisa e de conhecimento técnico para o futuro profissional dos estudantes. A palestra não foi apenas uma referência científica pura, mas demonstrou a necessidade do conhecimento e interpretação de resultados para a previsão e planejamento de ações em casos de desastres naturais, como desmoronamentos, poluição de rios e consequência de enchentes. Ainda são desenvolvidas outras atividades de cunho socioambiental com participação da comunidade em teatro, gincana, palestras entre outros.


Monitoramento de bacias

Leoni explicou que monitoramento de duas bacias é feito com diferentes pontos de amostragem, com leituras das características da água como: cor, coliformes fecais, temperatura, oxigênio dissolvido, entre outros.

Os equipamentos utilizados são de alta tecnologia e permitem a transmissão de resultados de forma ininterrupta para uma central de controle. Entre os rios analisados esta o Rio Banhados de Serra Alta, que teve maior ênfase por envolver o município. Nas avaliações da Bióloga com interpretação dos diferentes gráficos, foram observados pontos positivos, um deles é a forma do rio em seus meandros, que proporciona maior oxigenação da água e perfeita manutenção.

Entretanto, o monitoramento também apontou em 2007 e 2008 uma interferência de maior sedimentação causado pela colheita de ”Pinus Sp” por um proprietário que não atendeu as necessidades básicas de atendimento a legislação, não conseguindo reduzir o impacto ambiental.

O Diretor do Meio Ambiente Marcelo Hübel, relatou que a palestra integra as ações sobre a Semana da Água, e que o conteúdo apresentado, mostra o tratamento intermunicipal que deve ser dado. “O objetivo é tratar assuntos relacionados ao meio ambiente sem divisa alguma. Não podemos pensar que a poluição que acontece próximo a nós, porém fora da nossa cidade, não tem nada a ver conosco, pois a influência é total”, afirmou. O encontro contou a participação do Departamento de Meio Ambiente, Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae), Conselho Municipal do Meio Ambiente, Polícia Militar Ambiental, Bombeiros, Defesa Civil e Secretaria de Obras.

Algumas metas do PIA para 2010

- Integração dos dados da rede chuvas e vazão com o banco de dados do padrão individual de características químicas das águas superficiais de Rio Negrinho;
- Prosseguimento dos trabalhos de coleta e análise química de águas nos dois módulos do PIA – (18 pontos) com frequência em duas vezes/ano (junho e dezembro);
- Apoio ao prosseguimento dos trabalhos dos projetos aprovados junto ao FINEP e CNPQ em parceria com UFSC;
- Acompanhamento e apoio ao prosseguimento dos trabalhos em oito estações de monitoramento hidrológico (Parceria LabHidro em áreas de domínio da Battistella apoiados pela empresa);
- Operacionalização funcional de duas estações de monitoramento hidrológico no ponto de captação de água do Samae - Rio Negrinho, e na propriedade do Frederico Zemann – Rio dos Bugres – equipamentos adquiridos necessitando apoio do SAMAE para execução de obras necessárias;
- Aquisição de mais dois conjuntos de estação hidrológica para implantação ao longo do rio Negrinho visando simulações e modelos de previsão de cheias;
- Publicações científicas e capacitações.



Prefeitura de São Bento do Sul - Adêise Tanji Barbosa – MTb/SC 03133-JP (47) 3631-6154 – adeise@saobentodosul.sc.gov.br

Resultado do concurso escolar da água é sábado

24/03/2010

Resultado do concurso escolar da água é sábado


A Prefeitura Municipal através do Departamento do Meio Ambiente e do Samae, convida a população a participar do evento de premiação do 5º Concurso Escolar em Comemoração do Dia Mundial da Água.
Os resultados serão apresentados no dia 27 de março na Praça Getúlio Vargas, como forma de confraternização entre as escolas participantes e a comunidade. No dia, acontecerão as apresentações culturais como: dança, teatro, música, folclore, fanfarra, e cada participante ganhará um prêmio de participação. Compareça!
Prefeitura de São Bento do Sul - Adêise Tanji Barbosa – MTb/SC 03133-JP (47) 3631-6154 – adeise@saobentodosul.sc.gov.br

sexta-feira, 19 de março de 2010

Menos lixo encontrado em vistoria

19/03/2010

Menos lixo encontrado em vistoria


Através da união de Bombeiros, colaboradores do Departamento do Meio Ambiente, Defesa Civil, Centro de Vigilância à Saúde, Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) e com a participação do vice-prefeito Flávio Schuhmacher, foi possível na manhã de quinta-feira, 18, realizar uma primeira vistoria na galeria do Rio São Bento.

A ação foi com o objetivo de mobilizar voluntários para o S.O.S Rio Limpo, e ao mesmo tempo verificar as condições, focando um comparativo desde a última vistoria, realizada em 2009. De acordo com o Diretor do Departamento do Meio Ambiente Marcelo Hübel, havia a presença de material plástico e madeira, além de um acúmulo de sedimentação. “Na minha primeira avaliação, desde a última vistoria, o espaço está mais amplo e em relação ao lixo, mais limpo, porém com o relatório em mãos, poderemos precisar mais os dados. Também foi encontrada uma árvore com cerca de 6 metros, empurrada pela força da águas. Provavelmente esta árvore seja um dos sinais de deslizamento visto antes de entrar na galeria”, relatou.

Ele informou que para a segunda vistoria, será necessário o uso de motosserra para desobstruir a passagem da água provocada pela árvore, sendo necessário a retirada de outros materiais, inclusive parte de uma ponte e porta.

Flávio, que acompanhou os trabalhos, relatou da importância da ação. “Esse trabalho preventivo é a parte mais importante, pois aliado a prevenção, vem a conscientização de preservar todo o meio ambiente”, analisou. Segundo os técnicos, desde a vistoria do ano passado, não houve aumento no número de objetos encontrados.

O próprio Departamento está protocolando na Fundação do Meio Ambiente de Santa Catarina (Fatma), a solicitação de autorização para desassoreamento da galeria. Logo após da segunda visita a galeria, a Defesa Civil juntamente com os outros parceiros, irão elaborar o relatório final para análise de um comparativo, e planejamento dos trabalhos futuros. A ação integra o cronograma das atividades sobre a Semana da Água.



Prefeitura de São Bento do Sul - Adêise Tanji Barbosa – MTb/SC 03133-JP (47) 3631-6154 – adeise@saobentodosul.sc.gov.br



quarta-feira, 17 de março de 2010

Projeto de reciclagem segue em ritmo intenso

17/03/2010

Projeto de reciclagem segue em ritmo intenso


Desde fevereiro, um novo método de coleta de materiais recicláveis vem sendo desenvolvido em São Bento do Sul. Aplicado no bairro Brasília, o projeto-piloto tem conseguido resultados surpreendentes, com um salto de 200 para 2.000 quilos de materiais recolhidos semanalmente.

Para acompanhar o andamento dos trabalhos, o prefeito de São Bento do Sul, Magno Bollmann, acompanhado do Secretário de Agricultura, Edimar Geraldo Salomon esteve percorrendo as ruas do bairro e verificando a adesão dos moradores. “Fico muito feliz em ver essa grande participação popular. Vemos que a comunidade abraçou a causa”, observou Magno.

O trabalho vem sendo coordenado por Abel Volinger dos Santos e por Luiz Carlos Pedrozo, que em parceria com o Samae, Departamento de Meio Ambiente, e Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis de São Bento do Sul, recolhem os sacos sempre às quartas-feiras. “Sempre que um saco é recolhido, automaticamente outro vazio é deixado na residência”, explica Pedrozo. Os sacos de materiais recicláveis são na cor verde, para que haja uma fácil identificação durante o trabalho de coleta.

O prefeito Magno Bollmann destacou principalmente o aspecto social do trabalho, que além de contribuir para redução no volume de lixo encaminhado aos aterros sanitários, possibilita que a renda dos membros da cooperativa de catadores sofra um aumento. “Eles estão conseguindo um volume maior de volume e, consequentemente, conseguem um aumento da renda. Nossa função como Administração Municipal é justamente esta, mostrar a eles formas de aumentar sua renda por conta própria, os instrumentalizando, e não dando tudo. Assim, o programa se perpetua”, comentou o prefeito.



Prefeitura de São Bento do Sul – Fabiano Kutach - DRT/SC 02844 - JP
47 3631-6132 - imprensa@saobentodosul.sc.gov.br

terça-feira, 16 de março de 2010

Ecotrilha está sendo palco de pesquisa

16/03/2010

Ecotrilha está sendo palco de pesquisa


A trilha ecológica de São Bento do Sul despertou interesse na acadêmica de biologia da Universidade do Contestado de Mafra, Keila Alves do Prado. Orientada pelo professor Mário Fritsch, um dos maiores especialistas da área botânica de Santa Catarina, ela irá dedicar seus estudos ao tema até novembro.


A área da Ecotrilha pertence a Prefeitura Municipal, e está concedida para o Grupo Escoteiro Desbravador, localizado no Parque Marista. O local, além de ser utilizado todos os sábados pelos escoteiros, também recebe visitas direcionadas pelo Departamento de Meio Ambiente, como os estudantes, todas as quintas-feiras. Este é um trabalho inédito para São Bento do Sul, onde uma área pública é valorizada para fins de pesquisa, enriquecendo o conhecimento da Floresta Ombrófila Mista.

O projeto acadêmico vai definir as características de vegetação intrínseca da cidade. A pesquisa é a principal ferramenta de interpretação do ecossistema, permitindo o entendimento da diversidade ambiental, suas perspectivas de utilização de benefícios ambientais e sociais, além de garantir as estratégias de preservação. O estudo tem por finalidade levantar quais são as espécies existentes da “Família Lauraceae”, como são as canelas, imbuias entre outras.


Prefeitura de São Bento do Sul - Adêise Tanji Barbosa – MTb/SC 03133-JP (47) 3631-6154 – adeise@saobentodosul.sc.gov.br

segunda-feira, 15 de março de 2010

Gavião ameaçado de extinção é encontrado em Rio Natal

15/03/2010

Gavião ameaçado de extinção é encontrado em Rio Natal


Um atendimento curioso registrado pelo Departamento do Meio Ambiente de São Bento do Sul, foi o aparecimento de um gavião, chamado cientificamente de Leucopternis lacernulata e popularmente conhecido como Gavião-Pombo ou Gavião-Pombo-Pequeno. A espécie foi encontrada pelo filho de uma moradora do Rio Natal, na beira da estrada.

Ao realizar o atendimento, os colaboradores notaram que o gavião era muito dócil, apresentando a cauda e ponta das asas com as penas gastas, além do ventre amarelado de terra, que demonstrou ser uma ave que anda e não voa, justificado pelo Diretor do Meio Ambiente Marcelo Hübel, que a recuperação não foi perfeita, pois a probabilidade é de quebra da asa, sem recuperação total na junção dos ossos.


A moradora estava tratando o gavião com peixe, e foi recomendado substituir por carne moída, e se possível colocar algum inseto entre o bolo de carne. Ela também adaptou o galpão onde a ave está, com poleiros de diferentes diâmetros, para o gavião exercitar a musculatura dos dedos.

O Departamento de Meio Ambiente vai complementar o registro de atendimento e enviar para a Polícia Ambiental de Joinville, para possível encaminhamento a um zoológico. Enquanto isso, a residente de Rio Natal faz questão de cuidar do gavião durante o período de espera.

Quem é pego caçando pela Polícia Ambiental, tem a arma apreendida e pode pagar multa de R$10 mil, neste caso, por ser uma ave com risco de desaparecer. Mas os crimes ambientais estão sujeitos a interpretação, e a multa pode chegar em até R$ 50 milhões, respondendo por um ou mais processos sendo o: civil, penal e administrativo.



Prefeitura de São Bento do Sul - Adêise Tanji Barbosa – MTb/SC 03133-JP (47) 3631-6154 – adeise@saobentodosul.sc.gov.br

terça-feira, 9 de março de 2010

São Bento do Sul terá diversas ações na Semana da Água

09/03/2010

São Bento do Sul terá diversas ações na Semana da Água


Dezoito anos atrás, mais precisamente no dia 22 de março de 1992, a Organização das Nações Unidas (ONU), criava o Dia Mundial da Água, alertando para o consumo, racionamento e reflexão de como não desperdiçar este recurso natural, que em grande parte do mundo se encontra poluída, contaminada e escassa.

Pensando em provocar a reflexão e ações em prol da água e do meio ambiente, é que a Prefeitura de São Bento do Sul fez diversas parcerias para que a semana do dia 22 a 26 de março, esteja repleta de atividades voltadas para a comunidade e para os estudantes, público alvo das formas de conscientização.

O Departamento de Meio Ambiente, Defesa Civil, Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae), Secretaria de Obras, Consórcio Ambiental Quiriri, Vigilância Sanitária e Corpo de Bombeiros são alguns idealizadores das diversas atividades.


Concurso sobre o Dia Mundial da Água

O objetivo é estimular a criação e ao mesmo tempo a conscientização dos alunos tanto do ensino fundamental, quanto do médio. Os estudantes que se inscreveram no concurso, tem até o dia 12 de março, para entregar os desenhos no Departamento do Meio Ambiente. Aqueles interessados em participar da apresentação cultural, tem até o dia 24 de março para confirmar a inscrição.

O evento de premiação acontecerá no dia 27 de março na Praça Getúlio Vargas, como forma de confraternização entre as escolas participantes e a comunidade. No dia, acontecerão as apresentações culturais como: dança, teatro, música, folclore, fanfarra, e cada participante ganhará um prêmio de participação.

S.O.S. Rio Limpo

Os parceiros estarão realizando mais uma etapa do programa S.O.S. Rio Limpo, na galeria do Rio São Bento. O objetivo é mobilizar diversos voluntários em prol da limpeza de rios e nascentes. Em 2009, foram retirados 13 metros cúbicos de lixo, na etapa do Rio Banhados e Rio Negrinho II. Já no bairro Rio Vermelho, foram encontrados copos plásticos, garrafas, sofá e um latão de 200 litros. No dia 18 de março, será feita uma vistoria na galeria do Rio São Bento, para no dia do S.O.S. Rio Limpo, a estratégia de trabalho esteja bem delineada.

Cuidado com a dengue

Devido a confirmação de três focos de dengue no município, o Centro de Vigilância Sanitária, fará um trabalho intensivo no Programa da Saúde da Família (PSF´s), englobando os bairros Lençol, Urca, Cruzeiro, Serra Alta e Centenário. A equipe irá trabalhar em ações adequadas para eliminação da dengue, e formas de conscientização.

Parque Hortoflorestal

O Samae irá realizar o trabalho de monitoramento de alguns rios do município, oportunizando assim dados estatísticos e indicadores da qualidade da água. Em 2009, foram realizadas coletas em parte do Rio Banhados, Rio São Bento e trechos de Campo Alegre.

A autarquia ainda irá inaugurar o Parque Hortoflorestal, na Avenida dos Imigrantes, no bairro Brasília. O projeto visa promover a conservação da biodiversidade da flora e fauna, atendendo assim aspectos ambientais da região.

Serão produzidos e disponibilizados mudas de árvores nativas para projetos de composição e restauração da cobertura vegetal, incentivo a arborização possibilitando pesquisas ambientais, parcerias e visitas também no setor educacional. O local é uma oportunidade para a comunidade usufruir de espaços de passeio aproximando assim o convívio com a natureza.  

Trilha Ecológica

A “Ecotrilha”, inaugurada em fevereiro, nas proximidades do Novotel, já tem agendado diversas visitas dos estudantes, com o foco na água. Com o propósito de disseminar o conhecimento da fauna e flora da região, é outra ótima oportunidade de aproximação com o meio ambiente.

De acordo com o Diretor do Meio Ambiente Marcelo Hübel, o somatório das parcerias faz trazer para a semana da água, diferentes ações de importância e com resultados compensadores para a coletividade. Existem atividades e oportunidades de participação do ensino infantil ao ensino superior.

Programa Intermunicipal de Água

O Consórcio Ambiental Quiriri, vai apresentar através da Bióloga Leôni Fuerst, o Programa Intermunicipal de Água para o público universitário, com o intuito de deflagrar ações conjuntas e integradas para a melhoria da qualidade das águas, bem como sua manutenção, através do monitoramento sistemático das águas superficiais, diagnóstico dos aspectos físicos dos cursos d'água e educação ambiental e sanitária. 



Prefeitura de São Bento do Sul - Adêise Tanji Barbosa – MTb/SC 03133-JP (47) 3631-6154 – adeise@saobentodosul.sc.gov.br

segunda-feira, 1 de março de 2010

Equipe do Meio Ambiente percorre escolas do município

01/03/2010

Equipe do Meio Ambiente percorre escolas do município


Colaboradores do Departamento do Meio Ambiente da Prefeitura de São Bento do Sul começaram a semana percorrendo escolas municipais, estaduais e particulares, com o intuito de divulgar o 5º Concurso Escolar em comemoração ao Dia Mundial da Água, 22 de março. As diretoras estão repassando as informações aos alunos, e ao mesmo tempo incentivando a participação.

Através de uma parceria entre Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) e o Departamento do Meio Ambiente, os estudantes de São Bento do Sul terão a oportunidade de expressar o seu talento através de desenhos que focam o tema, um personagem e uma história em quadrinhos. Os destaques em cada modalidade ganharão um MP3, um notebook e um netbook.

As inscrições deverão ser feitas até o dia 24 de março. O evento de premiação acontecerá no dia 27 de março na Praça Getúlio Vargas. No dia acontecerão as apresentações culturais como: dança, teatro, música, folclore, fanfarra, além da premiação. Outras informações podem ser obtidas no Departamento do Meio Ambiente, pelo telefone 3631-6074.

Histórico

O Dia Mundial da Água foi criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1992, com o objetivo de alertar para a contaminação e escassez desse recurso natural com o passar dos dias.

No dia 22 de março, foi apresentado um texto intitulado “Declaração Universal dos Direitos da Água”, no qual apresenta uma série de medidas e informações que servem para despertar a consciência ecológica da população e dos governantes. O alerta é para a falta de água em um futuro próximo.

foto


Prefeitura de São Bento do Sul - Adêise Tanji Barbosa – MTb/SC 03133-JP (47) 3631-6154 – adeise@saobentodosul.sc.gov.br