segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Prefeitura fará Licenciamento Ambiental para melhoria em ruas

31/08/2009

Prefeitura fará Licenciamento Ambiental para melhoria em ruas



Incrustada numa área de preservação ambiental (APP), que ocupa praticamente metade do território de São Bento do Sul, a região de Rio Natal atrai turistas de todo o mundo em busca das belezas de seus recursos naturais e mata atlântica ainda intocada. Duas vias – a Estrada Geral de Rio Natal e a Rua XV – são os principais meios de acesso a esta região, porém o fato de estar situado dentro de uma APP é que dificulta a manutenção por parte da Prefeitura nestes pontos.

Para que melhorias sejam feitas nestas estradas, como alargamento ou recuperação de curvas com erosão, a Prefeitura já iniciou um projeto de licenciamento ambiental. O responsável pelo trabalho será o engenheiro florestal Laerte Bonetes, que na semana passada percorreu a região acompanhado do prefeito Magno Bollmann, o secretário de Governo Edimar Geraldo Salomon, do secretário de Obras Márcio Dreveck e do diretor de Meio Ambiente Marcelo Hübel.

Todos os pontos com problemas foram mapeados e o devido licenciamento será feito para que obras de melhoria possam ser realizadas. “Precisamos fazer melhorias urgentemente nestas estradas, mas para isso antes é necessário o licenciamento, já que estamos dentro de uma área de preservação ambiental”, explica o prefeito Magno Bollmann.

Assim que tais licenciamentos ambientais estiverem aprovados, o secretário de Obras Macio Dreveck já comprometeu-se em iniciar as melhorias, facilitando assim ainda mais o acesso da comunidade e de turistas à região. “Vamos fazer um trabalho completo e durável”, diz o secretário de Obras.



Prefeitura de São Bento do Sul – Fabiano Kutach - DRT/SC 02844 - JP
47 3631-6132 - imprensa@saobentodosul.sc.gov.br

quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Escolas conhecem o projeto “S.O.S Rio Limpo”

27/08/2009

Escolas conhecem o projeto “S.O.S Rio Limpo”


A limpeza do Rio Banhados, que aconteceu no mês de junho, mês do meio ambiente, terá sequência. Inicialmente prevista para acontecer em julho, a segunda etapa foi cancelada devido as intensas chuvas e o frio constante, que dificultariam o trabalho dos voluntários.

Para definir essa retomada, colaboradores do Departamento do Meio Ambiente da Prefeitura de São Bento do Sul realizaram uma reunião na manhã de quinta-feira, 27, no auditório da Prefeitura, com os parceiros no projeto: Serviço Municipal de Água e Esgoto (Samae), Defesa Civil, Secretaria de Obras, Transresíduos, Secretaria de Administração, voluntários, representantes das associações de bairros, grupo de escoteiro e guarda mirim.

O Diretor do Meio Ambiente, Marcelo Hübel, enfatizou que a participação de todos é essencial para atingir os resultados necessários. Ele informou que nesta semana será colocada uma tela entre as margens do rio Negrinho, que funcionará como um indicador da quantidade de resíduo lançado na água, sendo um referencial de acompanhamento durante a evolução do programa.

O S.O.S Rio Limpo contempla uma equipe com barco que percorre o rio, outra equipe caminha pelas margens, enquanto uma terceira distribui panfletos aos moradores ribeirinhos. O objetivo é evitar enchentes pelo acúmulo de material na entrada de tubulações e orientar os moradores para ações corretas de disposição de resíduos, favorecendo uma melhor qualidade da água pela redução de carga orgânica e dispersão de agentes parasitários.

A partir do dia 04, os colaboradores do Meio Ambiente começam a percorrer as escolas do município, realizando palestras, focando a importância da preservação das nascentes e rios. “Esta é uma pequena contribuição dentro do programa de educação ambiental, e ao meu ver resulta na formação cultural do cidadão com resultados compensadores para a melhoria das condições atuais e futuras”, relatou Marcelo.



Prefeitura de São Bento do Sul - Adêise Tanji – MTb/SC 03133-JP
(47) 3631-6154 – imprensa@saobentodosul.sc.gov.br

segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Mais de 24 toneladas arrecadadas no São Bento Sempre Limpa

17/08/2009

Mais de 24 toneladas arrecadadas no São Bento Sempre Limpa

 

O programa São Bento Sempre Limpa, contabiliza até agora mais de 24 toneladas arrecadadas. Os colaboradores da Defesa Civil, Secretaria de Obras e Samae, estão se preparando para este sábado, 22, onde acontece a 4ª edição do programa, que atenderá os bairros: Colonial, Boehmerwald e Rio Negro.

Além disso, pessoas ligadas a Cooperativa de Catadores de Material Reciclável e outros voluntários, também seguem na expectativa de arrecadar nestes três bairros, aproximadamente seis toneladas.

Uma questão que fortalece a realização do programa é a união e parceria que já está consolidada. No total, são aproximadamente 70 pessoas que dedicam o sábado para trabalhar em prol do meio ambiente, visando uma cidade mais limpa, e ao mesmo tempo, contribuindo para que no final do mês a renda aumente.

Em relação a Cooperativa de Catadores, são 20 pessoas envolvidas, que no final do mês individualmente tem uma renda adicional de R$ 110,00. Além disso, para esta etapa, a alimentação dos participantes, ficou a cargo da Metalúrgica Denk e da Empresa Bentauto, que estão como parceiro nesta fase. O início do programa acontece às 8h, na Avenida São Bento, em frente a Metalúrgica Denk.



Prefeitura de São Bento do Sul - Adêise Tanji – MTb/SC 03133-JP (47) 3631-6154 – imprensa@saobentodosul.sc.gov.br